Sobre a ETB e as conferências:

A ETB consiste em uma Associação onde músicos de eufônio, tuba e similares se congregam com objetivo de troca de informações, aprimoramento técnico, divulgação de trabalhos artísticos e científicos e popularização dos instrumentos através de encontros regulares e do fomento de concertos durante suas conferências nacionais e regionais.

Na primeira edição, o foco concentrou-se na união e estruturação do cenário nacional das tubas, eufônios e seus similares. O evento ocorreu em 2017 na cidade de Natal, sob a coordenação e organização do atual presidente da associação, Fernando Deddos, professor de Tuba e Eufônio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com a presença de aproximadamente 70 tubistas e eufônistas tendo as cinco regiões brasileiras representadas.

Na segunda edição, em Goiânia, no ano de 2018, sob coordenação do professor Elielson Paulo, tivemos a presença de, novamente, 70 tubistas e eufônista. Em ambas as edições, houve a presença de vários professores das universidades brasileiras e de tubistas e eufônistas dos mais renomados grupos brasileiros.

Em Curitiba, Paraná, ocorreu no ano de 2019, a terceira edição da conferência, sediada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, tendo como organizador o Professor de Tuba e Eufônio da própria Belas Artes, Bruno Brandalise, onde novamente participaram cerca de 70 conferencistas, igualmente com a presença de músicos de todas as regiões do país. Além da presença marcante de importantes professores do cenário nacional, a principal novidade da conferência paranaense foi a participação de três renomados artistas internacionais, a saber: Adam Frey, Bastien Baumet e David Zambon.

Diretoria da ETB

Associação