top of page

PROPOSTAS APROVADAS

GRUPO NoísFonia/GO

Formado em março de 2023, o Grupo de Tubas e Eufônios de Aparecida de Goiânia é um conjunto musical que se destaca por sua formação única. Composto exclusivamente por Tubas, Eufônios, Bateria e Percussão.  Essa singularidade diferencia o conjunto de grupos tradicionais, oferecendo uma sonoridade inovadora e distinta. Com uma trajetória marcada por diversas apresentações, como concertos pedagógicos em instituições de ensino, ensaios abertos em parques e aberturas de concertos de grandes nomes da música em Aparecida, incluindo a Banda Sinfônica da Cidade.

 

Atualmente, o NóisFonia é composto por alunos de diversas bandas marciais e musicais de Aparecida de Goiânia, no Estado de Goiás. Essa diversidade de origens musicais contribui para enriquecer a sonoridade e a experiência do grupo.

 

O NóisFonia tem como missão integrar alunos, em um projeto cultural dedicado às classes de tubas e eufônios. Oferecemos aulas gratuitas para promover inclusão e democratizar o acesso à educação musical, tanto para alunos das escolas quanto da comunidade local. Além disso, planejamos realizar cursos regionais, nacionais e internacionais, proporcionando oportunidades de aprendizado e crescimento. Essas iniciativas não apenas fortalecem o desenvolvimento musical dos participantes, mas também contribuem para afastá-los de ambientes de risco e promover um caminho positivo em suas vidas. Ao participar de projetos culturais dentro e fora das escolas, os alunos encontram um espaço seguro e inspirador, distante de influências negativas como criminalidade. Nosso objetivo é não apenas promover a excelência musical, mas também cultivar valores positivos e enriquecer a comunidade através da música.

 

Músicos:  Ariel da Silva Santos, Arthur Nunes de Araujo, Bryan Christian Kuehl da Cruz, Gabriel Alves Garcia Rosa, Guilherme Araújo dos Santos, Jean José de Souza Soares, João Pedro Coelho Fagundes, Julio Samuel Jesus do Nascimento, Lucas Andrade Batista, Miquéias Henrique Nascimento Coelho, Rivenilson Silva Gomes, Soraya Gonçalves Abreu, Vyctor Moreira Neves

Coordenador: Jhonatan Severiano

Foto NóisFonia.jpeg

Recital de Eufônio - Otoniel Santos

Natural da cidade de Curitiba-PR, iniciou seus estudos musicais aos 8 anos de idade na Igreja Assembleia de Deus em Curitiba. Aos 13 anos passou a integrar a Banda Marcial de São José dos Pinhais/PR onde iniciou seus estudos com o Professor Fernando Deddos. Foi aluno, ainda em Curitiba/PR, do Professor Silvio Spolaore (UNESPAR – Campus Belas Artes).
 

Participou de diversos festivais de música como: Oficinal de Música de Curitiba, Festival de Música de Londrina, Festival Internacional de Música da Cidade de Pelotas, Conferência Regional-Sul de Tubas e Eufônios, Trombonanza (Santa Fé – Argentina) e ITEC (International Tuba and Euphonium Conference) na cidade de Linz – Áustria. Atuou como solista junto à Banda Sinfônica do Festival de Música da Cidade de Londrina, Banda Sinfônica da EMBAP, Banda Sinfônica da XXXI Oficina de Música de Curitiba, Banda Sinfônica Jovem de Goiás e Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.
 

Foi vencedor do concurso de solistas do Festival de Música de Curitiba no ano de 2011 e do concurso realizado pela Fundação Padre Anchieta, na categoria “solista”, do programa Pré-Estreia (TV Cultura), no ano de 2012.
Ainda em 2012 foi laureado com o segundo prêmio na categoria “Jovem Solista de Euphonium” no ITEC (International Tuba and Euphonium Conference) na cidade de Linz – Áustria. Participou de vários grupos musicais como: Paranabrass, Orquestra de Metais e Percussão Gênesis e como músico convidado da Orquestra Sinfônica do Paraná e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Também foi músico da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro. Foi instrutor no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil no ano de 2017, além de ser artista convidado recorrente do Encontro Nacional de Tubas e Eufônios da ETB (Eufônios e
Tubas do Brasil). É graduado em Licenciatura em Música pelo Claretiano – Centro Universitário.
Atualmente é artista da empresa holandesa de instrumentos musicais Adams, além de músico da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

otoniel

Recital de Eufônio - Rafhael Soares Pessoa

Oriundo da Banda Marcial David Trindade, na qual iniciou os estudos em trompete (2014) sob tutela do Sargento Weydson da Cunha, Rafhael seguiu o caminho da música migrando para o eufônio no ano seguinte e participando de várias bandas marciais da região, uma delas a Orquestra de Metais e Percussão da Paraíba (OMPPB), na qual foi principal eufonista aos 17 anos de idade e conquistou o título nacional no concurso de bandas e fanfarras na categoria Sênior em 2018

Posteriormente, em 2020, ingressou no curso de bacharelado em Práticas Interpretativas com habilitação em Eufônio na UFPB, tendo como orientação a professora Me. Iris Vieira/UFPB. Em 2021, Rafhael expandiu suas áreas de atuação e foi vencedor do III Concurso Solista do Laboratório Sol Maior (LAMUSOM). Em fevereiro de 2023, após passar por uma Seleção Simplificada, assina contrato com a renomada Banda Sinfônica do Recife/PE, onde atua como eufonista até atualmente

Foto Rafhael.jpeg
bottom of page